quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alheamentos

Toda a vida tive dois problemas de alheamento com o (meu) Mundo.
Um é a solidão. Para onde eu caio, literalmente, de vez em quando e sem razão aparente.
A outra é a falta de integração em “grupos”.
Toda a vida tentei, mas nunca me senti integrada e em sintonia com um grupo, durante muito tempo. Seja de amigos, politico, religioso…
Adorava ter um ideal comum com um determinado grupo de pessoas. Com as quais eu me identificasse. Onde me sentisse integrada e compreendida. Mas nunca consigo.
Há sempre uma determinada altura em que ou há simplesmente um clique, ou alguém diz ou faz qualquer coisa que eu não gosto, ou não concordo e pronto! Rompe-se o elo e eu solto-me. E a partir daí, até posso não me afastar completamente, mas já não me sinto lá, já estou à margem. Fico logo muito mais crítica, mais intolerante. Isolo-me e abstenho-me.

(hei-de voltar a escrever sobre estas duas situações. A "solidão", problema recorrente e sobre a qual escrevo desde os 11 anos. E os "grupos" ou "falta de gurus" ou "marginalidade")

5 comentários:

Anónimo disse...

A falta de empatia (é mais isso que de integraçao) com grupos já percebi que não tem a ver com idade como pensava, uma vez que existem pessoas que o sentem há bem mais tempo do que eu. Talvez tenha mais a ver com o assumir que não se tem que agradar a gregos e troianos, que o nosso percurso de vida está aí para toda a gente ver e que deve chegar para sermos aceites e amados. Mas a vida dos grupos é exactamente o oposto é uma constante luta pela aceitação, por tentar ser o mais cool, o melhor, às vezes baseado em falsidades e em valores que não interessam nada para sermos os importantes da "tribo". Como diria um amigo meu, somos os eternos "primitivos actuais".

Anónimo disse...

Ah é verdade e fico à espera da escrita sobre as outras duas "angustias"

açuzena disse...

Não são "angustias"....

Sofia disse...

Querida Açuzena, a multiplicidade de sentimentos que te faz sentir alheada é a tua maior riqueza..:-)
Nem a propósito:
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o
que somos."
José
Saramago

A. Cristina Lebre // Olhapim disse...

...acontece-me o mesmo.Parece que perdem "encanto" no clique .E fico danada comigo, por ter perdido TEMPO com essas pessoas. Depois procuro estar sozinha- e gosto. Acho que cada vez gosto mais de estar só [comigo]. Ahaha! Uma espécie de grupinho egoísta EU + EU...

Beijinho

Escreve mais sobre este tema.